Programação 2016

Slide1c

Programação Vivência - Sábado

 

Programação Vivência - Domingo


Oficina – Como acampar com redes de descanso

Por – Alexandre Palmieri

Nessa oficina o Alexandre irá fornecer conteúdo e demonstrar na prática técnicas de acampamento em redes de descanso com objetivo de quebrar preconceitos e ampliar os conhecimentos.

Alexandre Palmieri

Jalapao 784Alexandre Palmieri é natural de Piracicaba-SP, contador de histórias e criador de Sacis, cicloturista, cicloativista e montanhista.

Já ficou ilhado por semanas ao pé do Annapurna (Nepal) e sofreu apuros num trem lotado na Índia durante um mochilão de um ano pela Asia e Oceania. Cicloviajou dormindo em redes pelo Jalapão, Ilha do Marajó, Vale do Paranã e diversos estados do Brasil. Gosta de se aventurar auto suficiente para estar perto das paisagens e com tempo para prosear com os moradores locais que encontra pelo caminho.
Palmieri também é fundador da Kampa, empresa que desde 2002 produz todos os produtos no Brasil com matéria prima e mão de obra nacional com o objetivo de gerar renda e emprego local.

Conheça a Kampa.


Técnicas básicas de escalada aplicadas à segurança no trekking

Por: Evandro Duarte

Há caminhos que um trekker percorre que pode haver riscos que vão além do clima, ou dificuldades de orientação. Em uma Escalaminhada o uso de técnicas e equipamentos específicos podem fazer toda a diferença para sua segurança. Essa oficina aborda equipamentos, técnicas e dicas para transpor um trecho de Escalaminhada.

 

EvandroEvandro Duarte

Como muitos escaladores, começou a praticar escalada em um muro artificial em 1997.

Seis meses depois, em uma escalada das Agulhas Negras, descobriu que seria Montanhista para o resto da vida. E lá se foram quase 20 anos dedicados às Montanhas.

Economista, dedicou-se ao estudo do Desenvolvimento Econômico Regional através do Turismo de Aventura. Estudou Economia do Meio Ambiente e Turismo Rural e também é especialista em Gestão Financeira. Em 2013 foi diretor do Departamento de Turismo no Município de Divinolândia/SP.

Há 10 iniciou as atividades de Consultor de Aventuras, ministrando cursos e treinamentos ligados as atividades verticais, como Escalada em Rocha e Rapel Presta consultoria em projetos de implantação de produtos e serviços turísticos de aventura para as empresas dos mais variados segmentos.

Através de sua empresa Consultores de Aventura- Montanhismo e Turismo de Aventura é parceiro da Yama Soluções em RH, onde é responsável por toda as atribuições técnicas e de segurança nos Treinamentos ao Ar Livre, que através de atividades de aventura proporcionam experiências vivenciais no desenvolvimento de várias competências comportamentais, como por exemplo: liderança, trabalho em equipe, planejamento, etc.


Todo básico sobre trekking

Por: Mario Nery e Tiago Borges

Nessa palestra falaremos sobre o que é o trekking, suas variações e todo o básico que você precisa saber para começar no esporte, por exemplo: as principais dificuldades, equipamentos essenciais, conhecimentos básicos, dicas de trilhas clássicas, como evitar de entrar numa roubada. Tudo isso e outros assuntos gerais para quem quer começar a se aventurar e não sabe como!

Mario Nery

MarioVOCarioca, trekker, montanhista e mochileiro. Formado em TI, mas atualmente trabalha com marketing digital.

Criou o TrekkingBrasil em 2007 para servir como apoio para os jovens do Grupo Escoteiro no qual ele ajudava com as atividades de montanha. Após isso resolveu manter o site no ar e continuar compartilhando informação com quem curte os esportes outdoor e equipamentos.

O TrekkingBrasil.com foi um dos primeiros sites a publicar reviews de equipamentos outdoor e hoje é comandado pelo Mario e pela Elque Silva. Mora no Rio de Janeiro, mas detesta o calor, e sonha com uma casinha na Patagônia – de preferência com mais espaço para guardar os equipos.

Conheça o Blog TrekkingBrasil.com

Tiago Borges

Tiago BorgesPaulistano que saiu da capital para ficar mais perto das montanhas e atualmente mora em Pindamonhangaba (SP) na região do Vale do Paraíba.

Se apaixonou pela Serra da Mantiqueira, onde começou a realizar as primeiras trilhas e competir em provas de trekking de regularidade a pé, participando por 3 anos do campeonato paulista e da Copa Trekking Trophy. Das primeiras trilhas pra cá foram pouco mais de 10 anos de diversão e aprendizado como trekker, montanhista e mochileiro.

Em Setembro de 2013 criou o blog Fé no Pé para dividir um pouco dessas experiências e divulgar um pouco das trilhas que realizava pela região. No blog é possível encontrar relatos de trilhas e travessias, técnicas de sobrevivência, dicas e reviews de equipamentos e muitas outras informações ligadas aos temas.

Conheça o Blog Fé no Pé


Como Planejar trekking em locais inóspitos

Por: Gisely Bohrer e Rafael Kosoniscs

Fazer uma viagem em local inóspito é um caminho sem volta. Quem experimenta uma vez, não para mais. É o tipo de viagem que mexe com os instintos de qualquer pessoa, é uma grande mistura de prazer, liberdade e adrenalina. Mas como organizar uma viagem dessas? Como escolher o destino e dar os primeiros passos — minimizando riscos —  rumo ao desconhecido? Essas e outras questões serão respondidas nesta palestra. Participe!

Gisely Bohrer

GiselyVO

Mineira de nascimento, Vila-Velhense de coração, analista de importação, estudante de guia de turismo, blogueira e viciada em esportes e viagens.

Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão.

Seu primeiro mochilão foi aos 24 anos. Pediu demissão e rodou toda a Alemanha (sozinha), até acabar o dinheiro e ser obrigada a voltar (4 meses mochilando). Retornou aos Desbravadores como líder, participou durante 1 ano de enduros de aventura (enduro a pé), onde pôde colocar em prática e aprimorar a navegação com bússola.

Em 2013 resolveu criar o Blog A Montanhista com intuito de dividir com os leitores suas experiências e compartilhar o mapeamento das trilhas através de tracklogs. Nos últimos dois anos se apaixonou perdidamente pelo trekking em locais inóspitos, ou seja, locais onde não há boas condições climáticas, fazendo com que não haja moradores e sinal de telefonia.

Conheça o Blog A Montanhista

Rafael Kosoniscs

RafaelPaulista, 31 anos, publicitário, estudante de guia de turismo e amante de viagem de aventura.

Aos 17 anos, teve sua primeira experiência em viagem solo e desde então não parou mais. É fascinado por culturas e lugares diferentes, mas também não dispensa uma boa aventura em meio à natureza, principalmente atividades ligadas ao montanhismo, como o trekking em locais afastados.

Em 2013, criou o blog Seu Mochilão para dividir experiências e ajudar outros viajantes independentes. É apaixonado pelo mundo outdoor e nunca pretende parar de viajar.

Conheça o Blog Seu Mochilão


Como arrumar a sua mochila

Por: Mario Nery

Escolher a mochila correta, arrumá-la e ajustá-la faz toda a diferença na hora de partir para um mochilão ou um trekking. Nesta oficina veremos quais são os pontos chave para escolher a mochila ideal para o seu tipo de atividade e como fazer os ajustes e a arrumação corretamente, de maneira que você obtenha o melhor do seu equipamento em ergonomia e acessibilidade.

Mario Nery

MarioVOCarioca, trekker, montanhista e mochileiro. Formado em TI, mas atualmente trabalha com marketing digital.

Criou o TrekkingBrasil em 2007 para servir como apoio para os jovens do Grupo Escoteiro no qual ele ajudava com as atividades de montanha. Após isso resolveu manter o site no ar e continuar compartilhando informação com quem curte os esportes outdoor e equipamentos.

O TrekkingBrasil.com foi um dos primeiros sites a publicar reviews de equipamentos outdoor e hoje é comandado pelo Mario e pela Elque Silva. Mora no Rio de Janeiro, mas detesta o calor, e sonha com uma casinha na Patagônia – de preferência com mais espaço para guardar os equipos.

Conheça o Blog TrekkingBrasil.com


Viagem de bike: os primeiros passos

Por: Fábio Almeida

Quer fazer sua primeira viagem de bicicleta? Iremos conversar sobre os principais pontos para começar no cicloturismo: que bicicleta é a mais adequada; em quais equipamentos preciso investir em um primeiro momento; qual o nível de condicionamento exigido; como orçar os gastos durante a viagem. Além disso, iremos trocar ideias sobre os tipos de viagem (assistida, autônoma e de aventura) e sobre onde buscar informações e parceria para viagens.

 

Fábio Almeida

Fabio2Paulistano e morador de Florianópolis, Fábio tem grande experiência no uso da bicicleta para fins de locomoção, esporte e viagem.

Durante a adolescência realizou suas primeiras cicloviagens, explorando as serras da Mantiqueira e da Bocaina, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, realizou também viagens de bicicleta pelos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, e, no exterior, por Alemanha, Áustria, Itália e Espanha.

Desde 2009 tem o blog Pedal Nativo, onde compartilha suas viagens, dá dicas de preparação e aborda o universo do cicloturismo.

Conheça o Blog Pedal Nativo


Práticas de Mínimo Impacto na natureza

Oficina: Antônio Calvo

Nessa oficina Antônio irá conversar e demonstrar algumas técnicas sobre a ética do mínimo impacto na natureza, mais conhecida como Não Deixe Rastros, que pode garantir que mais pessoas dessa e das futuras gerações possam continuar desfrutando das autênticas paisagens naturais nos quatro cantos do mundo.

Antonio Calvo

Antonio CalvoAs primeiras atividades de aventura foram na adolescência em um grupo escoteiro de São Paulo.

Logo, começou a trabalhar com corridas de aventura. Seguiu para o Canadá em 2004 onde participou, pela Outward Bound Canada, do Curso de Formação de Instrutores de Canoagem (Instructor Development Program Canoe) e no ano seguinte, de volta ao Brasil, entrou para o time da Outward Bound Brasil.

Em 2008 voltou para mais uma temporada no Canadá participando de mais um curso de formação de instrutores, desta vez em montanhismo (Instructor Development Program Mountain), formando-se também como guia de montanha pela Association of Canadian Mountain Guides.

Está de volta ao Brasil desde 2010 seguindo seus trabalhos de guia e também na loja virtual Armazém Aventura (www.armazemaventura.com.br), a única do gênero no Brasil especializada em artigos ponta de estoque e usados.


Mochilas Técnicas: Conceitos, Ajustes e Otimização

Workshop Deuter – Por: Pedro Lacaz Amaral

Pode parecer que não, mas tem muito mais coisa por trás de uma mochila do que você pode imaginar! Ainda mais se tratando de mochilas de alta performance! Entenda as diferenças de mochilas para Hiking e Trekking, aprenda o conceito de Peso Percebido e descubra como montar, ajustar e otimizar sua mochila! Suas caminhadas nunca mais serão as mesmas!

 

Pedro Lacaz Amaral

Pedro LacazPraticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro.

Em 1998 fundou com seu amigo Kiko Araujo a escola de escalada PAREDE – Esportes de Montanha que depois passou a ser uma operadora de esportes de aventura. Idealizou o Relatório de Acidentes em Esportes de Montanha, projeto cujo objetivo era atuar na prevenção de acidentes em esportes de montanha.

Sua paixão pela aventura já o levou a diversos locais, incluindo Aconcágua, Patagônia Argentina e Chilena e Alasca.

Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil.

É sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.


Como escolher o seu Saco de Dormir e não morrer de frio

Workshop Deuter – Por: Pedro Lacaz Amaral

Não existe tempo ruim. O que existe são equipamentos errados. Aprenda como escolher o saco de dormir adequado para sua aventura! Conheça os tipos de sacos de dormir, seus enchimentos, os principais erros de quem acampa e entenda como funcionam as faixas de temperatura! Venha aprender como não morrer de frio!

Pedro Lacaz Amaral

Pedro LacazPraticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro.

 Em 1998 fundou com seu amigo Kiko Araujo a escola de escalada PAREDE – Esportes de Montanha que depois passou a ser uma operadora de esportes de aventura. Idealizou o Relatório de Acidentes em Esportes de Montanha, projeto cujo objetivo era atuar na prevenção de acidentes em esportes de montanha.

Sua paixão pela aventura já o levou a diversos locais, incluindo Aconcágua, Patagônia Argentina e Chilena e Alasca.

Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil.

É sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.


Conhecendo os Parques Nacionais

Por: Carla Nogueira

O Brasil é gigante e lindo! Infelizmente há apenas 71 Parques Nacionais espalhados por seu imenso território. É possível explorar todos? Sim! Alguns tem logística complicada, mas vale a pena.

Nessa palestra será abordado cerca de 22 desses Parques Nacionais e seus entornos, que tem acesso mais fácil e que estão na lista dos mais visitados. Suas condições de conservação, demarcação de trilhas, necessidades de guias ou autoguiados e claro, os roteiros mais incríveis, desde trilhas de contemplação até cachoeiras.

Carla Nogueira

Paulistana, Engenheira Agrônoma, apaixonada por trilhas e travessias.

Há seis anos escreve no blog ‘Expedição Andando por Aí’ e nele relata suas aventuras pelo Brasil e América do Sul, com fotos de seu companheiro Elio Junior.

Uma de suas metas pessoais é conhecer a grande maioria dos Parques Nacionais do Brasil e a lista vem crescendo a cada ano. Já foram 22 parques visitados, trilhados e relatados.

No Brasil, conta com mais de 58 destinos entre roteiros com trilhas, cachoeiras e praias. Outra paixão é a Cordilheira dos Andes e montanhas acima dos 5.000 m de altitude. Seu mais novo projeto prevê 2 montanhas andinas por ano, um preparatório para seu maior sonho: o campo base do Everest.

Conheça o Blog Expedição andando por aí


Como escolher a barraca ideal para sua aventura

Por:  Luiza Campello

Pode parecer fácil, mas para escolher a barraca ideal é preciso ter um pouco de conhecimento, ou você pode cair em uma furada total e acordar com uma goteira na testa no meio do temporal!
O que é coluna de água? Qual o peso certo? Qual o material do piso? Tem ventilação? Quantas estações? Vai caber uma pessoa? E duas pessoas? E minha mochila vai ter que ficar fora ou cabe dentro? É autoportante? E se as costuras não vierem seladas? Nessa oficina vamos responder essas e muitas outras perguntas, mostrando tudo na prática! Você vai sair dela um craque em barracas!

Luiza Campello

LuizaVOPorto-alegrense, mochileira, campista, aventureira e para completar formada em turismo. Começou a acampar quando ainda era um bebê!

Depois, na infância, acabou entrando para o escotismo, que complementou seu interesse pela natureza e pelas aventuras. Já mochilou sozinha pela Europa, Chile e Equador.

Em 2012 criou o site FuiAcampar, onde compartilha conhecimentos com quem quer começar a acampar, aprender sobre técnicas, equipamentos e descobrir novos destinos para seus acampamentos e aventuras. Atualmente mora no Rio de Janeiro, onde está sempre em busca de descobrir novas trilhas, campings e destinos pouco conhecidos.

Conheça o Blog FuiAcampar


Como se alimentar e hidratar em aventuras

Por: com todos organizadores

Alimentação em aventuras é sempre uma dúvida! O que levar? O que é gostoso? E o que de fato alimenta? Além dessas questões ainda tem outro problema: o peso! Normalmente quanto mais gostoso mais pesado, mas isso também não é regra! Nessa oficina iremos compartilhar muitos conhecimentos abordando tudo que existe de opções de alimentação seja de desidratados, enlatados, comidas prontas, etc. Vamos também falar sobre hidratação e utensílios práticos, leves e disponíveis no mercado.


Tudo sobre Equipos Outdoor

Bate-Papo com todos organizadores

Esse será um momento descontraído onde todos os organizadores estarão juntos falando sobre os equipamentos que usam, suas experiências e melhores indicações para cada situação. Será uma ótima oportunidade para aprender mais sobre as marcas e tirar dúvidas gerais.


Por que tanto queremos estar outdoor?

Por: Andreas Martin

Quem se aventurou uma vez outdoors raramente larga o “vício”. Mas o que é que acontece nas nossas mentes e corpos que queremos sempre mais: mais vezes, mais longe, mais alto, mais tempo? De maneira leve e cativante a palestra apresenta os últimos resultados científicos sobre a vida ao ar livre e explica o que a endorfina causa no cérebro e organismo, por que estar fora da zona de conforto faz com que você cresça como pessoa, por que procuramos perrengue atrás de perrengue e muito mais.

Andreas Martin

AndreasDescobriu o montanhismo em 1993 e o praticou por dois anos antes de se mudar para terras germânicas.

Lá se formou em biologia obtendo o grau de doutor e também estudou economia e educação física. Durante esse tempo desenvolveu principalmente a escalada esportiva e utilizava a bicicleta como seu principal meio de transporte, mas também praticou mergulho e snowboard. Retornou ao Brasil em 2009 e iniciou-se no caiaque oceânico e nas caminhadas de longo curso.

Andreas é hoje diretor executivo da Outward Bound no Brasil e encontrou na educação experiencial ao ar livre o equilíbrio ideal entre desenvolvimento humano e aventura. Aplica ferramentas da metodologia como um catalisador de crescimento pessoal, pois acredita que cada pessoa tem o potencial para realizar grandes feitos.

Conheça a Outward Bound Brasil